ARTIGO: Lançamento do Código de Compliance

Lançamento do código de Compliance do IBDEE no qual sócio do escritório foi colaborador acadêmico:

Código de Compliance Corporativo

Guia de Melhores Práticas de Compliance no Âmbito Empresarial 2017

APRESENTAÇÃO

Acreditamos que o Brasil esteja vivendo a terceira revolução em sua história recente, que contribuirá para que o país alcance o desenvolvimento que sempre almejamos.

As duas primeiras revoluções se deram na década de 1990: com a abertura econômica, o derradeiro ingresso do Brasil no mercado competitivo internacional, e com a estabilização da inflação, a partir do lançamento do Plano Real. Estes foram os alicerces para um ciclo inédito de crescimento, fortalecendo não apenas diversos setores econômicos, mas também a própria democracia e as nossas instituições.

Por mais de dez anos o Brasil cresceu, para então desabar diante de alguns dos maiores escândalos de corrupção que o mundo moderno já conheceu. É nesse contexto, afinal, que celebramos o advento de uma terceira revolução: o desenvolvimento do Compliance, que surge como uma sonora resposta da sociedade face o verdadeiro colapso da ética em nosso país.

O IBDEE – Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial tem absoluta convicção de que as empresas brasileiras reconhecem o seu papel no combate à corrupção. De fato, desde a adesão do Brasil a pactos e tratados internacionais (ONU, OEA e OCDE), 4 Código de Compliance Corporativo 5 APRESENTAÇÃO passando pela publicação da chamada Lei da Empresa Limpa (Lei nº. 12.846/2013), cada vez mais se investe para estruturação de áreas de Compliance, que atuam intrinsecamente nas organizações como promotores contínuos da ética e da responsabilidade social.

Com a inspiração dos novos tempos e em plena consonância com seus objetivos estatutários, o IBDEE orgulhosamente apresenta o presente Código de Compliance Corporativo, documento inédito que consolida as melhores práticas de Compliance em âmbito empresarial, como uma singela contribuição com as empresas brasileiras em sua jornada em prol da ética.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

Rodrigo Bertoccelli Presidente do IBDEE
Felipe Kietzmann
Coordenador do Código

Colaboração Acadêmica:
Alan Bittar
Diego Valois Tafur
Luiz Eduardo de Almeida
Ricardo Fontes de Arruda

Para mais informações efetue o download do Guia Compliance Digital: 

le@lealmeida.com.br

Luiz Eduardo de Almeida